É notório que os radioamadores foram e continuam sendo os pioneiros na área das telecomunicações. Foram os responsáveis por progressos notáveis na eletrônica. Desenvolveram antenas, receptores, transmissores e toda a tecnologia relacionada ao seu funcionamento.

É um dos mais fascinantes, versáteis e instrutivos "hobbies" científicos.

Os radioamadores tem contribuído muito no desenvolvimento de equipamentos, técnicas e outros artifícios para a humanidade (estação de FM, detecção de submarinos, em baralhamento de radar, protocolo AX25, marca passo, construção de satélites artificiais etc.).

Os conhecimentos adquiridos com a radioescuta e radioamadorismo vão desde novas línguas, história, geografia, aspectos sociais etc.

Na planilha abaixo estão indicados os números de radioamadores em alguns países. Interessante notar que os países mais desenvolvidos tem maior numero de radioamadores e também menor relação de habitantes por radioamador. Exemplo: Estados Unidos, Japão e Coréia do Sul.

PAISNUMERO DE RADIOAMADORESRELACAO DE HABITANTES POR RADIOAMADOR
Japao 1.350.127 94
U.S.A 674.652 434
Alemanha 78.581 1.044
Inglaterra 62.093 954
Espanha 59.325 632
CanadA 45.000 696
Russia 38.000 3.783
Italia 30.000 1.889
Brasil 33.592 5.744
Argentina 32.629 1.140
França23.698 2.495
Australia 22.965 825
CorEia do Sul141.000 344



Os radioamadores foram os maiores desenvolvedores de produtos de radiocomunicação no início do século passado nos Estados Unidos. Muitos inventos são atribuídos a estes citados abaixo, sem nos esquecermos dos anônimos que contribuíram muito para as telecomunicações e outras áreas técnicas.

Precy L. Spencer - W1GBE - forno de micro ondas
Joe Taylor - K1JT - cientista- premio Nobel em Física
Jay Kolinsky - NE2Q - sistema de sirene utilizada em alarmes
James Treybig Jr. - KD6BUP - Inventor - fundador da Atari
Arthur C. Clarck - G0LUH - conceito de satélite artificial
Tony Dolby - G3TZH - sistema de gravação de som Dolby
Oswald G.Mike Villard,- W6QYT - Desenvolveu o tipo de modulação em SSB
Maximiliano Kolbe - SP8RN - Mártir - Santo da Igreja Católica - padroeiro dos radioamadores
Wilson Greatbatch - Criador do marca-passo - W2QBO
Arthur Middleton Young - 3BEC - inventor do primeiro helicóptero comerciável.
John Logie Baiard - 2KZ- transmitiu o primeiro sinal de TV da Inglaterra para Nova Iorque.
Grote Reber - W9GFZ - um dos pioneiros na radioastronomia na detecção de raios-cósmicos em 1939. Produziu o primeiro mapa de radio do céu.
Russel Alan hulse - WB2LAV - premio Nobel de Física por descobrir o pular binário.
All Traeger - VK5AX - inventor do pedal elétrico sem fio.
George Sweiget - N9LC - Inventor do telefone móvel.
James M. Moran - K1AKE - conduziu pesquisas nos campos dos buracos negros e maseres astronômicos.
John (Jack) Henry Onions - G3YHW - Inventor e titular da patente de sistemas de trem de pouso de aeronaves, buffers ferroviários, motores hidráulicos e roda dentada aprimorada.
Peter Martinez - G3PLX - Co inventor do sistema digital de transmissão PSK31
Sir Martin Ryle - G3CY - premio Nobel e inventor da interferometria aplicada a radio astronomia e pulsares.
Reginald Aubrey Fessender - 1XS - Construiu a primeira emissora de radiodifusão portátil e voz humana e musica em1906.
Robert Hart - 2CVJ - primeira pessoa nos Estados Unidos a receber uma transmissão transatlântica de imagem de TV, transmitida da Inglaterra para nova Iorque.
Guillermo Gonzalez Camarena - 1GC - Inventor da válvula de rádios catódicos para a televisão em 3 cores.






Por Carlos Vasques, Manual do Radioamador


Os Radioamadores são pessoas que utilizam várias faixas de radioemissão autorizadas especialmente para esse serviço. No Brasil eles são reconhecidos pelo Ministério das Comunicações e, no Estado de São Paulo, através da Delegacia Regional do MC-SP.




Saiba utilizar essa maravilha
Muito mais que um simples rádio, você terá em sua casa um bom amigo que é: uma porta que se abre para o mundo! Ao ligá-lo, você terá a sensação de que não estará mais só em sua casa ou em seu carro mas sim, em companhia de milhares de pessoas, CIDADÃOS DO PLANETA TERRA que estão fazendo do [ ar ] uma verdadeira sala de visitas, onde cada um vai chegando e tomando o seu lugar. Eles podem estar perto ou muito, muito longe. Mas existe uma vantagem : Você pode falar com eles ! Não é extraordinário ? Não se limita a ficar ouvindo como no rádio comum. Você pode e deve participar.




Chame e faça amigos
Troque mensagens postais, selos, jornais, revistas livros flâmulas, adesivos, fitas cassete vídeo-tape, caixas de bombons, vinhos, o que você quiser.

Aprenda a falar outras línguas. Treine seu inglês com seus amigos da Inglaterra ou dos Estados Unidos. Troque informações sobre eletrônica, computação, artes ou receitas culinárias. Faça, enfim, uma das coisas mais gostosas do mundo: BATER PAPO. Sem sair de casa e sem gastar nada. Com o tempo, você irá acabar aprendendo muitas coisas sobre diversos assuntos. Irá falar com seus irmãos de outros estados até outros países. A radiocomunicação não tem limites e sua utilização fica por conta de sua inteligência, imaginação e criatividade.

Muitas vezes um radioamador novato, ou mesmo um veterano pode desenvolver maus hábitos e procedimentos de operação radioamadorísticos inadequados apenas por falta de conhecimento. Este material visa colocá-lo em contato com esse universo dando-lhe a chance de se tornar um verdadeiro RADIOAMADOR !




Um pouco de história
Em todos os campos do conhecimento humano as bases científicas foram estabelecidas por vários cientistas e estudiosos. Muitos deles passaram a vida inteira pesquisando determinada coisa para depois nos deixar sua herança de conhecimento, herança essa aproveitada e continuada por outras pessoas.

Isso aconteceu com André Marie Ampére, Aloísio Galvani, Alessandro Volta, Samuel Morse, Heinrich Hertz, Padre Roberto Landell De Moura, Guglielmo Marconi e muitos outros cientistas.

Em 1837, Samuel B. Morse inventou o telégrafo, um sistema capaz de transmitir sinais elétricos à distância que, devidamente interpretados de acordo com um código inventado por ele, o Código Morse, permitiam a transmissão de uma mensagem entre dois pontos distantes. Essa descoberta revolucionou o mundo e se constituiu na base das telecomunicações. Quando parecia que o telégrafo-com-fio seria a solução para todos os problemas da telecomunicação, surgiram os resultados das experiências de Heinrich Hertz que demonstrou em 1888 a propagação das ondas eletromagnéticas no espaço. Ele conseguiu por em prática aquilo que James Clarck Maxwell já havia escrito na sua [Teoria Eletromagnética]. Ondas que se propagam no espaço, passaram a ser chamadas de Ondas Hertezianas.

Para tentar fazer justiça a um brasileiro de Porto Alegre, Padre Roberto Landell de Moura, antes das experiências realizadas por Marconi perto de Bolonha em 1895 já fazia espantosas experiências bem sucedidas de transmissão e recepção da voz, sem fio, a uma distància de cerca de 8 quilômetros.

E onde faziam essas experiências ? - Na Avenida Paulista, em São Paulo, de onde o Padre Landell conseguiu contatar o alto de Santana nos anos de 1893 e 1894. Em 1894, Guglielmo Marconi começou a pesquisar os princípios do rádio. Mas foi só em 1901 que ele conseguiu espantar o mundo ao fazer um contato entre a Inglaterra e o Canadá, deixando críticos e as pessoas céticas daquela época de queixos caídos. A questão do registro da patente, no entanto, é que mudou o rumo da história oficial, legando glória a Marconi e esquecimento ao Padre Landell de Moura . Informe-se a esse respeito e você também passará a sentir orgulho desse genial brasileiro.

Até hoje, muita gente se surpreende com a facilidade de comunicação do Radioamadorismo, que além de proporcionar lazer e alegria aos seus usuários ainda presta serviços de emergência para o bem da comunidade.