Radioamadorismo, Defesa Civil e Forças Armadas

O radioamador é a pessoa dedicada ao estudo e desenvolvimento das telecomunicações, tendo contribuído muito para a evolução de muitos dispositivos eletrônicos.

É de importância fundamental no apoio a Defesa Civil com o objetivo de suprir os meios de comunicações usuais, quando os mesmos não puderem ser acionados, em razão de desastre, situação de emergência ou estado de calamidade pública.

A Rede Nacional de Emergência de Radioamadores – Rener foi criada pela Portaria Ministerial MI-302, de 24 de outubro de 2001, publicada no Diário Oficial da União n º 201, Seção I, de 26 de outubro de 2001.

Os radioamadores, reservistas do Exército e de Aeronáutica, que se dedicam às comunicações rádio‑elétricas experimentais de caráter privado, de que trata o art. 8º do Regulamento Geral de Radiocomunicações, anexo à Convenção Radiotelegráfica Internacional, constituem Reserva dos Serviços de Transmissões do Exército e de Radiocomunicações, da Aeronáutica, conforme Decreto Lei nº 5.628 de 29 de junho de 1943.

Apoio:

carrão de visitas-2 convex1 emporiobrasil1